• ancient pictures
  • ancient facade
  • ancient car
  • ancient sidecar

História...

A construção do edifício remonta aos anos de 1905/1910, pela mão de um madeirense emigrante abastado, que o constrói como palacete, quinta e residência familiar. Devido à sua colocação, desfruta de uma magnífica vista sobre a baía do Funchal e Oceano Atlântico, sendo a sua arquitetura conhecida pelo revivalismo de elementos neoclássicos, tais como as pilastras e colunas das fachadas central e laterais, as janelas curvas e retilíneas e os motivos neobarrocos e rococó na sua decoração exterior.

Em 1930, após o “Crash de 29”, a propriedade é entregue a um banco Inglês, que o dinamiza como centro de reuniões e lazer para as famílias e residentes ingleses na Região. Durante a I Guerra Mundial, e com o apoio da Coroa Inglesa, o edifício principal é adaptado a escola para os filhos dos 2400 gibraltinos que se exilaram na Ilha da Madeira até 1946 aproximadamente.

Em 1958, a quinta é comprada por uma sociedade que dá início a uma atividade de alojamento que será transformada mais tarde em Hotel, sendo então inaugurado em 1964 o Hotel Monte Carlo, com o logótipo e características ainda atuais, com a construção de uma piscina panorâmica e mais um anexo de quartos, assim como toda uma remodelação de interiores, mobiliário, baixos-relevos e quartos típicos dessa época e que a maioria ainda se encontra presente, com a devida manutenção e restauração. É nesta altura que se inicia o turismo de negócios e de qualidade na Ilha da Madeira, sendo o Hotel Monte Carlo um dos ícones hoteleiros de qualidade da época.

Em 2008 merece a homenagem de ser um dos poucos edifícios históricos, quando das nomeações e celebrações dos 500 anos da Cidade do Funchal.

Pessoas das classes mais elevadas de toda a Europa visitaram ao longo dos anos a Madeira, optando pelo Hotel Monte Carlo, atraídas pela beleza natural e clima ameno da ilha, tais como aristocratas, artistas, homens de negócios, poetas e políticos internacionais, quer por motivos de lazer e inspiração quer por motivos de trabalho e de negócios.

O Hotel Monte Carlo é adquirido em 1985 pelos atuais proprietários, mantendo as suas funções no mercado hoteleiro ininterruptamente desde a sua inauguração até aos dias de hoje, sendo considerado um pequeno hotel de charme, representado como património cultural e histórico da Cidade do Funchal e da Ilha da Madeira.