RTP Madeira- Celebração dos 500 anos da Cidade do Funchal

Livro perpetua memórias dos gibraltinos na Madeira...

gibraltinos

Teve lugar, ontem, no Hotel Monte Carlo, uma cerimónia comemorativa do 72.º aniversário da abertura da “British School for Gibraltar Children”, aquando da permanência da comunidade Gibraltina na Madeira.

Na oportunidade, Louis Pereira, um dos gibraltinos que esteve refugiado na Região desde a II Guerra Mundial e ex-aluno da referida escola deixou ao presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, um exemplar de um livro que retrata a vida daquele povo, onde se inclui a sua estadia na Madeira.

Em representação do autarca esteve o vereador do Ambiente na Câmara do Funchal, Costa Neves que agradeceu o gesto. Neste livro constam algumas histórias da passagem dos gibraltinos pela Madeira, com destaque para uma enorme fotografia com os ex-alunos da “British School for Gibraltar Children”, que funcionava onde é, actualmente, o Hotel Monte Carlo.

“We thank God and England...”, assim se intitula esta obra, de Joe Gingell. O autor, explicou Louis Pereira ao JM, em bom português, «teve uma filha que foi vítima de cancro, e que tinha a ambição de escrever um livro de memórias sobre os gibraltinos, o pai fez todos os esforços para concretizar este sonho».

No passado dia três de Agosto, fez 72 anos que Louis Pereira chegou à Região onde esteve quatro anos tendo regressado para Gibraltar como voluntário do Exército. Daqui a duas semanas celebra o seu 86.º aniversário.

Rita Andrade, uma das proprietárias do Hotel Monte Carlo disse ao JM que estes ex-alunos «decidiram visitar todos os sítios por onde passaram e rever os hábitos que tinham quando eram pequenos. Ainda preservamos algumas fotografias».
Os actuais proprietários procuram «manter a fachada, o espaço exterior e interior e todas as  peças vintage do Hotel Monte Carlo.” no Jornal de Notícas da Madeira